Pular para o conteúdo principal

DIA MUNDIAL DA ÁGUA



Foi instituído, em 1993, pela Organização das Nações Unidas (ONU)  o Dia Mundial da Água que é celebrado hoje, dia 22 de março. O objetivo  é alertar e estimular governos, empresas, instituições e pessoas em todo mundo sobre uso consciente da água.
Cerca de 50 litros de água é o mínimo que a ONU indica para atender as exigências diárias do ser humano, desde higiene, saneamento, preparação de alimentos e ingestão direta. 


Pequenas ações ajudam muito:

- Um banho de ducha de quinze minutos consome 240 litros de água. Fechar a torneira enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para cinco minutos, reduz o gasto para 80 litros.

- Escovar os dentes durante cinco minutos com a torneira aberta provoca um gasto de 80 litros. Molhar a escova, fechar a torneira e enxaguar a boca com um copo de água consome 1 litro.

- Para lavar a louça na pia com a torneira aberta, durante quinze minutos, gastam-se 240 litros. Limpar os restos dos pratos com uma escova, usar a água retida na cuba para ensaboar a louça e abrir a torneira só na hora do enxágüe gera uma economia de 220 litros.

- Esqueça a mangueira na hora de lavar a calçada. Água, só depois de varrer bem as folhas e a sujeira.

- Use as lavadoras de louça e de roupa apenas quando estiverem cheias.

- Atenção aos pequenos vazamentos. Aquelas gotas que insistem em pingar da torneira da cozinha significam um gasto extra de 46 litros por dia. As torneiras devem ser fechadas por completo depois do uso e consertadas se apresentarem qualquer defeito.

- Com uma mangueira semi-aberta, gastam-se 560 litros para lavar o carro। Se o serviço for feito com um balde, o consumo é de 40 litros.

Comentários