Pular para o conteúdo principal

QUER PARAR DE FUMAR ?



Não importa quanto e por quanto tempo você fumou, grande parte do dano pode ser revertida – se você parar de fumar de uma vez por todas. Os pulmões e o sistema cardiovascular começam a se regenerar minutos após seu último cigarro. Em oito horas, a pressão arterial começa a descer a um nível mais saudável, e os altos níveis de monóxido de carbono na corrente sanguínea caem. Em dois dias, seu paladar e seu olfato estão mais apurados. Em um mês, os pulmões já estarão funcionando melhor e você deve tossir menos, sentir-se com mais energia e ter menos congestão e falta de ar.
Então, o que você está esperando para parar? Não sabe como?  Veja a seguir.
Trate o cigarro como um vício, não um hábito Não fumantes – e, estranhamente, muitos fumantes – muitas vezes não entendem o quanto o fumo pode ser viciante. Eliminar um hábito de longa data não se pode fazer casualmente. Você precisa preparar-se mental e fisicamente, ter uma estratégia, um time de apoio e um plano B no caso de alguns métodos falharem.
Obtenha ajuda e apoio Você pode usar terapia de reposição da nicotina – adesivos, chicletes, spraynasal, inaladores, pastilhas ou microtabletes – ou, por um certo período, um medicamento de venda controlada. Alguns medicamentos receitados por um médico podem ajudá-lo a parar também e neutralizar o desejo de fumar. Esses tratamentos duplicam as chances de sucesso – com tratamento e o apoio de serviços para deixar de fumar, o sucesso é quatro vezes mais provável.
Cuide-se Durma bastante, exercite-se todo dia, beba bastante água e mantenha-se ocupado; isso vai lhe trazer recompensas que o ajudarão a substituir qualquer benefício que os fumantes acreditam obter do tabaco.
Planeje bem Planeje começar sua vida como não fumante durante um período calmo.
Coma muitas frutas e hortaliças Estudos mostram que fumantes e ex-fumantes que comem muitos alimentos frescos, com grande variedade de cores, têm taxas menores de câncer de pulmão. A razão? Provavelmente os antioxidantes protetores encontrados nas frutas e hortaliças frescas.
Tente diminuir a nicotina Se o desejo por nicotina o impediu de parar no passado, a técnica de parar lentamente e a longo prazo pode ajudar. Use adesivos ou chicletes de nicotina para ajudá-lo a acostumar-se à vida sem cigarros enquanto gradualmente reduz o consumo deles. Continue usando adesivos ou chicletes o tempo que precisar, seguindo as instruções do médico.
Lembre-se, um deslize não é um fracasso Muitos que conseguiram largar o cigarro tiveram recaídas. Use-as para descobrir seus obstáculos pessoais e crie um plano para lidar com suas necessidades. Se você fuma como forma de relaxar, tente caminhar, ligar para alguém ou comer uma fruta. Se for parte de sua rotina após as refeições, tente substituí-lo por uma xícara de chá.

Comentários